O acesso à internet no Brasil por meio de iPhones comprados no exterior diminuiu no decorrer desse ano. As informações são da consultoria Predicta, que credita a queda de acessos pelo gadget ao anúncio da chegada do smartphone ao Brasil – motivada principalmente pela redução das vendas do aparelho (já que os brasileiros estão esperando sua chegada para compra-lo). Outro fator, segundo a consultoria, é a diminuição da euforia dos consumidores com algo novo produto.
O crescimento de acessos à rede pelo iPhone apresentava taxas de 20 pontos percentuais ao mês. Em março, quando a Vivo anunciou a comercialização do produto no País, a taxa estava em 49 p.p. e caiu para 11 p.p. em abril. Com o lançamento do iPhone 3G, a queda foi maior e chegou aos cinco p.p. negativos em junho. Em julho e agosto, o crescimento foi de três e onze p.p., respectivamente.
“Como os consumidores sabem que dentro de poucos meses o gadget estará disponível para venda no país, é provável que o impulso de adquirir o aparelho tenha diminuído, especialmente porque se especula que chegará aqui a preços acessíveis”, explica a diretora de marketing e inteligência da Predicta, Claudia Woods.
Internet no celular ainda é para poucos
O Brasil tem 59 milhões de internautas, segundo o DataFolha, mas a taxa de acessos à rede mundial de computadores por meio de dispositivos móveis ainda é baixa. A consultoria Predicta registrou 2,1 milhões de acessos à internet por aparelhos móveis no período entre setembro de 2007 e agosto de 2008. Os iPhones respondem por metade disso, com um milhão de acessos. Claudia diz que o ritmo deve crescer com a difusão da tecnologia 3G e a chegada de aparelhos que suportem tráfego de dados em alta velocidade.
Veja quadro que mostra evolução dos acessos à internet por celular:
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