Por volta de 1623, Wilhelm Schickard construiu uma calculadora mecânica, baseada em rodas dentadas capaz de multiplicar. Mas somente em 1957 essa calculadora ficou conhecida. Como todas as pioneiras máquinas de calcular as multiplicações eram feitas através de somas sucessivas.
Calculadora Mecânica
Em 1642, o filósofo e matemático francês Blaise Pascal inventou a primeira máquina automática de calcular, a máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o funcionamento do ábaco, realizava apenas soma e subtração e o resultado era mostrado numa seqüência de janelinhas. Primeiro esta máquina foi chamada de PASCALINA, mas terminou, mais tarde, recebendo o nome de Máquina Aritmética de Pascal.
Blaise Pascal
Patridge, em 1650, com base nas experiências de Napier, inventou um novo instrumento, a Régua de Cálculo, que era constituída de uma pequena régua que deslizava sobre uma base fixa, na qual havia diversas escalas para a realização de determinadas operações.
John Napier (1550 - 1617)
Samuel Morland, matemático inglês, em 1666, inventou uma outra máquina mecânica de calcular, foi a Máquina Aritmética de Morland.
O matemático alemão Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, em 1672, aperfeiçoou a Máquina de Pascal, construindo a calculadora universal que realizava soma, subtração, multiplicação, divisão e ainda calculava raiz quadrada.
Calculadora Universal
Calculadora Universal
Nenhum comentário:
Postar um comentário