terça-feira, 1 de julho de 2008

Mouse biométrico vai identificar usuário pela palma da mão


A empresa japonesa Fujitsu pretende lançar em junho deste ano um mouse que identifica o usuário baseado nas veias da palma da mão, informa o blog de tecnologia Engadget.

O periférico biométrico vai utilizar o sistema "PalmSecure", um scanner desenvolvido pela empresa que captura uma imagem do padrão vascular da mão do usuário.

Segundo o blog, o PalmSecure PC Log-In Kit será destinado para pequenos e médios empreendimentos que pretendem proteger melhor dados da empresa.

O sistema permitirá se logar no Windows de forma segura e executar aplicativos protegidos sem a necessidade de inserir senhas.

Apesar de ainda não ter divulgado por quanto sairá o equipamento, a empresa diz que terá um preço "competitivo".

O sistema de leitura de mão será semelhante ao que alguns bancos já utilizam desde o ano passado.

Biometria

A biometria -- do grego: bios (vida) metron (medida)-- é um estudo estatístico das qualidades comportamentais e físicas do ser humano. O termo refere-se principalmente ao uso do corpo (impressões digitais, por exemplo) em mecanismos de identificação.

Os aparelhos biométricos funcionam por meio da captura de amostras do ser humano --íris, retina, dedo, rosto, veias da mão, voz e até odores do corpo. Essa amostra é transformada em um padrão, que poderá ser comparado para futuras identificações.

A biometria se baseia na idéia de que alguns traços físicos são exclusivos de cada ser e os transforma em padrões. A técnica foca as chamadas "mensurações unívocas".

Nenhum comentário: