quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pane na rede da Telefônica provoca "caladão" em São Paulo

Depois de sofrer com problemas técnicos na infraestrutura de banda larga, a concessionária registrou pela primeira vez, na manhã desta terça-feira, 09/06, uma grave pane no serviço de voz, provocada por "uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa", segundo comunicado oficial emitido às 20h. Milhares de usuários foram prejudicados.

No início da tarde, o presidente da Telefonica, Antonio Carlos Valente, já havia informado que os problemas foram em equipamentos instalados nos pontos de transferência de sinalização.

Segundo a empresa, em 95% dos casos o serviço já foi totalmente normalizado. Mas clientes empresariais e que portaram seus números para outras operadoras ainda enfrentam dificuldades. Em relação a esses problemas, a empresa informa que suas equipes técnicas continuam trabalhando e assim permanecerão ao longo da noite, para que sejam resolvidos o mais rapidamente possível.

Em julho do ano passado, São Paulo viveu os "dias em que a Internet parou", em função da falha do Speedy, serviço de banda larga, originada,segundo a operadora, por um roteador, que desencadeou um efeito-dominó e atingiu toda a rede de acesso. Nesta terça-feira, 09/06, foi a vez de usuários de São Paulo viverem o dia do "caladão". O problema começou a ser detectado logo cedo.


Por volta das 10 horas da manhã, a Telefônica lançou uma nota oficial, confirmando o problema, mas sem identificar ainda a causa. No horário do almoço, o presidente da operadora, Antonio Carlos Valente, numa entrevista ao SPTV, da TV Globo, informou que o 'caladão' foi provocado por falhas em equipamentos instalados nos pontos de transferência de sinalização.

A concessionária possui três na capital paulista - nos bairros de Perdizes, Liberdade e Ibirapuera - e três no interior do estado - Americana, Campinas e Araraquara. "Houve problemas nesses equipamentos e eles geraram impacto em quase todas as chamadas no Estado", admitiu Valente.

Com relação ao ressarcimento dos usuários, o presidente da Telefônica enfatizou que a operadora cumprirá as regras e a lei. "Vamos ressarcir todos os usuários prejudicados. A telefônica conhece as regras, conhece as leis e as aplica", completou. Até este momento, segundo ainda a operadora, 95% dos serviços tinham sido reestabelecidos.

Por volta das 15 horas, quase seis horas depois da pane, a Telefônica informou, em outro comunicado, que ainda trabalhava para normalizar os serviços de alguns clientes corporativos e usuários que realizaram a portabilidade numérica de/para outras redes diferentes da rede da Telefônica, que podem ter sofrido consequências decorrentes do não completamento de chamadas.

No mesmo informe, a operadora garantia que tinha sido "totalmente restabelecido o completamento de chamadas no tráfego local, de longa distância nacional e internacional, ligações para telefones 0800 e call centers e o acesso a outras redes, como, por exemplo, a rede de celulares". Apesar da entrevista concedida por Valente à TV Globo, a operadora enfatizava ainda buscar as causas do problema e da falha do serviço.

A Anatel se manifestou apenas uma vez - logo quando o problema começou a mobilizar a imprensa. A Agência reguladora divulgou uma nota oficial. Nela, revelava "extrema preocupação com a situação". Mas ao longo do dia, não mais se pronunciou. Leia abaixo, o informe da Anatel.

P>Anatel: Comunicada pelo presidente da Telefônica e investiga com 'extrema preocupação"

Em nota oficial, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que acompanha com extrema preocupação as falhas nos serviços de telefonia fixa (Local e Longa Distância Nacional e Internacional) prestados pela Telesp (Telefônica), registradas a partir das 9 horas desta terça-feira, 09/06. A instabilidade no sistema provoca o não completamento de chamadas e abrange todo o estado de São Paulo.

A Agência foi informada da ocorrência pelo presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente da Silva. Os agentes de fiscalização do Escritório Regional de São Paulo trabalham em regime de urgência na verificação não só das causas, mas do alcance das conseqüências da paralisação, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados e a adequada confiabilidade das redes de telecomunicações. Apurada a ocorrência, a Anatel tomará as providências no sentido de assegurar os direitos dos usuários.

(Convergência Digital)


Nenhum comentário: