quarta-feira, 30 de abril de 2008

Rio terá o primeiro parque de energia eólica do Sudeste


RIO - O primeiro parque de geração de energia eólica (uso dos ventos) do Rio de Janeiro e da região Sudeste será lançado nesta quarta-feira, no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O parque faz parte do projeto da Gargaú Energética S.A.

Está prevista a instalação de 17 aerogeradores, com capacidade individual de 1,65 MW. Ao todo, o empreendimento terá capacidade instalada de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, a instalação de um parque eólico no Rio de Janeiro é um marco no esforço para contemplar a utilização de energia alternativa, limpa e renovável, além de consolidar a matriz energética do estado, de acordo com a assessoria. Principal produtor de petróleo e gás natural, o Rio dispõe ainda de geração térmica e nuclear.

O parque será erguido numa área de 500 hectares no distrito de Gargaú, distante cerca de 50 quilômetros do município vizinho de Campos do Goytacazes. Cada um dos 17 aerogeradores terá 120 metros: 80 metros de altura da torre mais 40 metros da pá da hélice. O parque Gargaú é um empreendimento da empresa brasileira Ecopart Ltda, que investirá cerca de R$ 130 milhões. Segundo a assessoria, o início das operações está previsto para o fim do ano.

Maior parte eólico do Brasil

Localização do Município no Rio de Janeiro

JB Online

Nenhum comentário: