quinta-feira, 9 de outubro de 2008

França conhecerá aplicação de TV digital brasileira


Aplicação desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro - Proderj - será apresentada no Open World Fórum, nos dias 01 e 02 de dezembro, em Paris, na França. O evento será dedicado a discutir os benefícios e vantagens que se tem quando instituições e o setor público adotam as tecnologias de código aberto.

Os franceses também irão conhecer o middleware Ginga, solução em software livre desenvolvida pela PUC-Rio responsável por agregar interatividade aos programas veiculados na TV Digital. O convite foi feito pela prefeitura parisiense e transmitido pela embaixatriz Ana Amorim.

"Queremos mostrar ao mundo o diferencial do middleware brasileiro comparado com outras soluções internacionais. Apesar do Sistema Brasileiro de TV Digital – SBTVD - ter sido inspirado no modelo japonês, o middleware Ginga possui uma identidade e características, particularmente, brasileiras, com forte ênfase na facilidade em agregar interatividade", destacou o presidente do Proderj, Paulo Coelho.

No evento será mostrada a aplicação desenvolvida pelo Proderj,em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a PUC-Rio e a empresa TQTVD. Ela veicula informações relativas à prevenção de doenças, como a dengue e os serviços disponíveis nas Unidades de Pronto Atendimento(UPAs).

Na aplicação para TV Digital, é mostrado através da interatividade como se prevenir da doença, quais os sintomas de dengue hemorrágica, locais para doação de sangue, entre outras informações. Além disso, com a inclusão de uma janela de pesquisa, o telespectador fica sabendo como chegar, o endereço e o telefone das UPAs.

A oportunidade, destaca ainda Paulo Coelho, servirá para mostrar que o Brasil e, em especial, o Rio de Janeiro vem desenvolvendo na área de software livre e o ineditismo de ações como a pioneira aplicação para TV Digital.

(http://www.convergenciadigital.com.br)

Nenhum comentário: