quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Todos os computadores do TCE funcionam com software livre

Todos os computadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul processam com software livre BrOffice.org. O chefe da Assessoria de Informática do TCE, Luis Manoel Moreira, explica que o software livre tem muitas vantagens sobre os programas convencionais oferecidos no mercado.

De acordo com Moreira, o uso de software livre é indicado pelo governo federal e está embasado na lei estadual nº 2.649, de 11 julho de 2003, que estimula a utilização de programas abertos, livres de restrições proprietárias quanto à sua cessão, alteração e distribuição em equipamentos de informática e sistemas na Administração Pública Direta e Indireta, as Autarquias, as Fundações Públicas e Empresas Públicas.

Por ser um software de código aberto, o BrOffice.org pertence a uma categoria de softwares com uma dinâmica diferenciada de mercado, que prioriza os serviços e a criação de conhecimento em vez da venda de licenciamento do software. O usuário tem a possibilidade de copiar, instalar e distribuir livremente o BrOffice.org, ou seja, basta fazer o download e instalá-lo, sem que seja necessário adquirir uma licença para isso.

Pela sua vantajosa relação custo-benefício, o OpenOffice.org é a melhor alternativa para as organizações que querem ampliar o seu parque tecnológico mantendo a qualidade dos recursos computacionais e direcionando os investimentos de forma inteligente.

Moreira citou como pontos fortes do BrOffice.org a interface familiar; a possibilidade de utilizá-lo em diversos sistemas operacionais (Windows, GNU/Linux e FreeBSD); a compatibilidade com formatos de arquivo de outros pacotes, como o Microsoft Office e o amplo leque de funcionalidades disponíveis.

Nenhum comentário: