quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Como comprar um novo Mac



Com a proximidade do Natal, um novo Mac pode fazer parte da sua lista de compras. É um bom momento, já que a Apple atualizou a maioria dos seus modelos recentemente, com maior ênfase nos notebooks . Aqui vão as nossas dicas para comprar os Macs da linha atual, numa atualização das regras para comprar seu Mac .

Quando a Apple entrou na era Intel, os sistemas mais básicos como o iMac viraram máquinas poderosas, graças às tecnologias dual-core. Agora, quase todo Mac serve para uso geral, até mesmo para os profissionais. Quem precisa de desempenho encontra uma solução nos iMac topo de linha e o MacBook Pro, mas rápidos.

Até mesmo o Adobe Photoshop, que muita gente prefere rodar em sistemas high-end, funciona bem em qualquer Mac (a não ser, claro, que você precise editar um arquivo gigante).

Se você é um dono de PC com Windows migrando para o Mac, pode ficar frustrado pelo fato de quase nenhuma máquina da Apple ter uma maior flexibilidade para upgrade de componentes. Em um PC, você pode trocar a placa de vídeo, disco rígido e até a placa-mãe e o processador com certa facilidade.

No Mac, esse tipo de mudança é pouco comum. Não dá para trocar o processador de um Mac, são poucas as placas de vídeo compatíveis com Mac no mercado e, para dizer a verdade, os Macs não têm um espírito faça você mesmo comuns ao PC. Com as atualizações de hardware, você teoricamente afasta seu computador da obsolescência. No Mac, você pode fazer isso com o Mac Pro.

Por outro lado, é muito fácil instalar um novo disco rígido em um MacBook ou MacBook Pro , e o upgrade de RAM na maioria dos Macs é uma tarefa simples.

No passado, você precisava de um Mac super-veloz para rodar o Windows mais lento da sua vida, com software de emulação. Um dos maiores benefícios doa migração para Intel foi permitir instalar o Windows por completo no Mac, graças ao software Boot Camp, da Apple.

Entretanto, se você quer usar o Mac OS X ao mesmo tempo que o Windows, precisa de software de virtualização, como o Parallels Desktop ou o VMWare Fusion . Ao rodar OS X e Windows simultâneos, você precisa de mais memória RAM ela é um fator muito importante no Mac para rodar software de virtualização, e quanto mais, melhor.

Dito isso, todos os Macs atuais rodam Windows muito bem para uso moderado. Até mesmo o MacBook Air, com seus 2 GB de RAM.

Desktop ou laptop?
No passado, desktops tinham vantagens sobre os notebooks: melhor performance, mais possibilidade de expansão, tela grande, teclado e mouse.

Hoje, as linhas Mac mini (que não é atualizado desde 2007) e iMac usam as mesmas versões portáteis dos processadores Intel e memória que as linhas MacBook velocidade de processador não é mais o fator de decisão. É verdade que os desktops são mais rápidos que os notebooks, mas não por muita diferença.

Com isso (e preços à parte), a única razão para escolher entre desktop ou notebook é a mobilidade o laptop te dá mais flexibilidade que nenhum desktop pode.

E, quando você quer trabalhar no escritório, sentado à frente da mesa, os notebooks da Apple também são uma alternativa. Todos os notebooks da marca podem ser conectados a monitores externos com resolução de até 2.560 x 1.600 pixels, incluindo o monitor Cinema Display, da Apple, com 30. A tela de 17 do MacBook Pro é tão grande que você nem precisa de outro monitor.

O mesmo vale para dispositivos de entrada e de expansão. Pela porta USB, você conecta um teclado externo e mouse, ou até mesmo sem fios via Bluetooth (padrão em todos os Macs). E as portas dos MacBooks (USB em todos, e FireWire 800 e ExpressCard no MacBook Pro) resolvem questões de armazenamento externo e transferência de dados entre dispositivos.

Afinal, que Mac eu devo comprar?
Para a grande parte dos usuários até mesmo os power users, recomendamos o iMac. Embora as especificações técnicas do Mac Pro sejam melhores, o iMac tem recursos pro. Com processador dual-core, bastante memória RAM e diversas portas USB e FireWire, ele é uma ótima opção para quem quer comprar seu primeiro Mac.

Quem procura mobilidade deve considerar o MacBook e o MacBook Pro , dependendo de quanto pode gastar. Os notebooks têm poder de fogo como nunca tiveram antes, e ainda funcionam bem em cima da mesa do escritório ou no sofá do café. O MacBook Air é uma alternativa para quem procura maior mobilidade.

Nenhum comentário: