segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Alimentação Elétrica sem fio está mais perto


Final de ano, preparação para as férias.
Faço minhas malas, e por último vão meus gadgets – com seus carregadores.
Carregador do notebook, celular, vídeogame portátil… um número muito maior do que eu gostaria.
Alguns fabricantes já tentaram convergir todos os seus carregadores para uma interface USB, mas alguns aparelhos têm a interface mas não podem ser carregados por esta interface.

Mas isto está mais próximo do fim.
Há algum tempo, foi anunciado na Intel Developer Conference o primeiro projeto de Alimentação sem fio , o que despertou interesse da indústria de eletrônicos.
Mas é preciso haver uma padronização para isso, e a indústria acabou de dar mais um passo nesta direção.

O Wireless Power Consortium, formado por 8 empresas (ConvenientPower, Fulton Innovation, Logitech, National Semiconductor, Philips, Sanyo, Shenzhen Sang Fei Consumer Communications e Texas Instruments) acaba de anunciar na primeira WPC Conference as primeiras tentativas de formar um padrão para apenas uma fonte carregar vários aparelhos ou um mesmo aparelho poder ser carregado através de várias fontes.

Segundo Jon Kiachan, presidente da divisão de eletrônicos portáteis da National Semiconductors, acha que “a padronização têm a capacidade de eliminar uma quantidade enorme de carregadores e fios dos portáteis. Isto vai aumentar a conveniência ao consumidor e economizar recursos do planeta”.

Agora, uma coisa que eu gostaria de saber: este papo todo de facilitar é muito bonito, mas será que os fabricantes vão mesmo deixar de vender seus cabos proprietários, para ganhar ainda mais?
Eu não vejo a hora de poder logo jogar os carregadores num canto escuro.

(Revista Geek)

Nenhum comentário: