quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Microsoft vai liberar versão de testes do novo Windows na sexta-feira

Steve Ballmer, diretor-executivo da empresa, fez anúncio em Las Vegas.
Versão não-finalizada do programa vazou na rede no início de dezembro.

O sistema operacional Windows 7, sucessor do Windows Vista, foi a estrela da abertura da feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas nesta semana.

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, subiu ao palco na noite desta quarta-feira (madrugada de quinta, horário de Brasília) com o anúncio de que a versão de testes do programa estará oficialmente disponível a partir de sexta-feira (9), para qualquer usuário interessado em testá-la.

Muitos usuários já tiveram acesso à novidade, mas de forma extra-oficial, depois que a versão beta vazou na web e ficou disponível em programas de troca de arquivo.

“Juntamos os ingredientes certos no Windows 7, é a melhor versão já existente dessa plataforma. Ele mistura simplicidade, velocidade e confiança”, afirmou o executivo, que fez pela primeira vez o discurso de abertura da feira de tecnologia -- tradicionalmente, esse lugar era de Bill Gates.

O fundador da empresa, no entanto, não foi esquecido: Ballmer pediu uma salva de palmas a Gates e ainda brincou, dizendo que ele pediu para não se esquecer da palestra da CES.

Convergência

Ballmer disse acreditar que a plataforma Windows será responsável pela consolidação da convergência entre três telas: a do computador, a do telefone celular e a da TV.

“Hoje, quando falamos em Windows, as pessoas ainda pensam em computador. Mas esse sistema operacional vem se expandindo para outros equipamentos e também para a computação nas nuvens”, continuou, mostrando que um dos focos da companhia é dar força ao serviço Windows Live.

Essa plataforma on-line, que reúne messenger, serviço de e-mail e galeria de fotos, entre outros serviços, vai ganhar integração com a rede social Facebook. Assim, na nova versão do Windows Live Essentials, informações e fotos inseridas no programa serão publicadas automaticamente na página do usuário na rede social. "A parceria com o Facebook vai melhorar a experiência social online para meio bilhão de usuários da Live", afirmou Ballmer.

Apesar do crescimento em todo o mundo, no Brasil o Facebook enfrenta a dura concorrência do Orkut, mantido pelo rival da Microsoft, o Google. Enquanto 186 mil pessoas se declaram brasileiras no Facebook, mais de 50% dos 60 milhões de perfis cadastrados no Orkut são originários do país.

Simplicidade

Ao falar sobre o futuro do Windows, o diretor-executivo da Microsoft falou em um “mundo sem obstáculos”, em que o uso da tecnologia se tornará mais fácil e rápido e com menos alertas (uma das principais críticas ao Windows Vista).


No telão do palco da CES, a Microsoft deu um exemplo de como isso funcionaria: com poucos cliques é possível fazer duas janelas de navegação, com conteúdo diferente, dividirem a tela para facilitar a comparação de conteúdo.

Durante a demonstração, a Microsoft também anunciou uma ferramenta do Windows 7 chamada Home Group, que tem o objetivo de facilitar a criação de redes domésticas que integram computadores e outros equipamentos eletrônicos.

Com o sistema, é possível integrar todos os PCs de uma residência e ainda selecionar músicas de uma máquina para que sejam tocadas no videogame Xbox 360. A idéia, disse a funcionária que exibiu a novidade, é permitir que o usuário acesse o conteúdo que quiser, quando quiser, independente de onde ele esteja.



Para sua estreia na CES, Steve Ballmer disse ter recebido conselho de muita gente. No telão, ele mostrou aquela que seria uma mensagem enviada por Bill Gates: 'há duas convenções na época da CES. Certifique-se que que você vai ao evento correto.' Nesta semana, os fãs da Apple estão reunidos no evento MacWorld, em San Francisco. (Foto: Juliana Carpanez/G1)

Nenhum comentário: