segunda-feira, 2 de junho de 2008

Firefox mais eficiente e veloz


Novo browser consome menos recursos e tem barra inteligente de endereços

Melhor desempenho e velocidade, aparência em sintonia com o sistema operacional, barra de endereços que aprende as preferências do internauta, organização mais fácil dos favoritos e dos feeds RSS. Essas são algumas da principais novidades do Firefox 3, que deve ser lançado em junho.


O primeiro candidato a versão final (release candidate 1, ou apenas RC1) já pode ser baixado (http://www.mozilla.com/en-US/firefox/all-rc.html). O arquivo de instalação em português do Brasil tem 6,98 MB e o browser ocupa 22,7 MB.


O que chama a atenção de cara é a aparência. No Windows XP e no Vista, os botões ficaram mais brilhantes, assim como as pastas. No Mac OS X, o navegador fica cinza e os botões da barra de tarefas imitam o sistema operacional da Apple.


O Firefox 3 exige menos recursos do processador e gerencia melhor o uso de memória. Ou seja, quando está aberto, não causa lentidão para iniciar ou rodar outros programas, como acontece no Firefox 2, principalmente se houver muitos complementos (add-ons), que consomem muita memória. Aliás, a maioria dos complementos ainda não é compatível com o Firefox 3.


A organização dos favoritos também ficou mais fácil. Os endereços são agrupados numa biblioteca com as pastas Menu Favoritos, Barra de Favoritos e Não Organizados. Os endereços podem ser arrastados de uma pasta para outra. Ao acessar uma página, uma estrela à direita da URL fica amarela para indicar que ela já está gravado entre os favoritos.


A Biblioteca também destaca as pastas Histórico, Mais Visitados e Marcadores. Esses marcadores (tags) ajudam na localização de links. Um endereço pode ser associado a um ou mais marcadores. E um mesmo marcador pode ser usado para identificar favoritos em pastas diferentes. Ao pesquisar por um marcador, o browser localiza os favoritos associados, não importando a pasta em que foram gravados.

Nenhum comentário: