segunda-feira, 2 de junho de 2008

Robôs militares caçam tesouros submersos


Robôs submarinos utilizados pela força militar americana para procurar por minas subaquáticas estão sendo empregados em fins pacíficos e passaram a procurar por tesouros arqueológicos.


Segundo o site NewScientist, os robôs já encontraram diversos artefatos na costa de Rhode Island, nos Estados Unidos, graças a um evento promovido pela marinha chamado AUVfest.


O evento tenta mostrar que robôs submarinos podem ter diversas aplicações não militares conforme ficam mais baratos e, em parceria com a National Oceanic and Atmospheric Administration diversos deles foram destinados à investigação de embarcações naufragadas.


Os pequenos robôs utilizados tem de meio metro a cinco metros e vasculham os oceanos através de sonares e sensores magnéticos. Com auxílio de um software, as imagens coletadas são analisadas. É assim que as minas são detectadas e examinadas mais cuidadosamente, levando dados de volta à base ou ainda transmitir as informações via satélite.


Na investigação, os robôs descobriram oito objetos até então desconhecidos e associados à fragata HMS Cerberus, naufragada em 1778 durante a revolução americana. Os robôs, além de objeto, obtiveram mapas mais detalhados de dois navios naufragados.

Nenhum comentário: