terça-feira, 18 de novembro de 2008

Aplicativo do iPhone permite buscas no Google via comando de voz

Por enquanto, ferramenta do Google ainda não está disponível no Brasil.
Usuário só precisa falar o que busca, em inglês, para ver resultados na tela.

O Google passou a oferecer nesta semana, aos usuários do iPhone nos Estados Unidos, um aplicativo de busca por voz. Com esse dispositivo, os resultados exibidos na tela do celular são iguais aqueles que apareceriam caso a palavra fosse digitada na caixa de buscas. Com a diferença que o usuário só precisa falar o termo que procura.

Segundo o engenheiro Mike LeBeau, da equipe de desenvolvimento do projeto, o objetivo é realizar buscas de forma mais rápida, com menos uso de botões.

A novidade está disponível somente em inglês dos Estados Unidos e ainda não é oferecida na App Store (loja de aplicativos da Apple) para usuários do iPhone no Brasil.

“Quando o aplicativo está rodando, você não tem de apertar nenhum botão para fazer buscas. Apenas segure o iPhone próximo à orelha, ouça o bipe e diga o que você está procurando”, explicou o Google, no texto de divulgação da ferramenta gratuita.

Também nos Estados Unidos, o aplicativo consegue identificar a localização do usuário do iPhone, relacionando a busca com a região. Se alguém de São Francisco disser “sessão de cinema”, os resultados serão referentes às salas de cinema dessa cidade. Os links apresentados mudam, se o usuário estiver em Nova York.

Engenheiro Mike LeBeau mostra as funcionalidades do novo aplicativo, que identifica regiões onde estão usuários dos EUA. (Foto: Reprodução )

Nenhum comentário: