segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Salão do Automóvel exibe carro que dirige sozinho

Aerodinâmica do X-20 é inspirada nas linhas de um peixe (Foto: Daigo Oliva/G1)

Sistema autônomo permite com que veículo reconheça as linhas do asfalto.
Carro foi desenvolvido por professor e estudantes da FEI.

Foram sete meses de muito esforço para que os traços desenhados por Ricardo Bock, professor de engenharia mecânica automobilística da FEI, saíssem do papel e fossem parar no Salão do Automóvel de São Paulo. O resultado deste trabalho, que envolveu 27 alunos da instituição, é um roadster chamado X-20 com um sistema autônomo de direção que permite com que o carro ande sozinho, sem a intervenção do motorista.

Para que essa autonomia se tornasse possível, um grupo criou um software que permite com que o carro reconheça, por meio de uma câmera instalada entre os dois pára-brisas, as linhas do asfalto. E apesar dessa máquina atingir a velocidade máxima de 250 km/h, por questões de segurança, ela é reduzida para 20 km/h quando o sistema é ligado.

Com motor V8 7.0l de 32 válvulas – o mesmo usado no Corvette Z06 – o carro gera 550 cavalos a uma rotação de 6.300 giros. No entanto, até agora, Bock garante que ninguém teve o gostinho de pisar fundo no acelerador desta máquina.

Para Marcelo Miranda, aluno de engenharia mecânica automobilística, o mais desafiador durante o projeto foi se manter fiel aos traços desenhados. “O que deu mais trabalho foi pegar o desenho e fazer com que as peças ficassem idênticas a ele”, revela.

Com molde coberto de fibra de vidro e carbono e chassi de alumínio, o 20º carro experimental da FEI recebeu uma tinta especial cromada importada dos Estados Unidos, onde é usada em personalizações de carros de luxo.

Sem capota e com motor e suspensão à mostra, o esportivo é inspirado nas linhas de um peixe. Por fora, os visitantes poderão conferir também rodas transparentes e bancos inspirados em carros de competição. Mas, atenção: o professor Bock não permite que toquem em sua obra-prima. Qualquer encostadinha e ele pedirá que tire a marca de dedo com um chumaço de algodão.

Rodas transparentes e suspensão ficam à mostra (Foto: Daigo Oliva/G1)

Motor V8 7.0l de 32 válvulas é o mesmo usado no Corvette Z06 (Foto: Daigo Oliva/G1)

Nenhum comentário: