sexta-feira, 30 de maio de 2008

História do Odyssey 100

Em 1972 - Nasce o primeiro console caseiro de videogame, o Magnavox Odyssey 100

Fruto do protótipo "Brown Box", desenvolvido por Ralph Baer, chega às prateleiras americanas em 1972 o primeiro console de videogame da historia, o Odyssey 100, fabricado pelo subsidiária Magnavox, da Philips holandesa.

Magnavox Odyssey 100, o pioneiro
Aqui vemos o Magnavox Odyssey 100, o pioneiro
Aqui vemos o Magnavox Odyssey 100, visto de cima, com os 2 controles
Visto de cima, com os 2 controles

O Odyssey 100 vinha com placas de circuito impresso externas (que na verdade eram "jumpers" gigantes que mudavam a posição dos 2 quadrados brancos que o console gerava) onde eram gravados os jogos. Inicialmente foram ofertados 12 títulos, a maioria deles de esporte, que podiam ser trocados pelo usuário. Alguns puristas dizem que o Odyssey 100 foi o primeiro console a utilizar o sistema de troca de jogos por cartuchos, mas seu mecanismo era muito rudimentar para fazermos tal afirmação. Os usuários do Odyssey 100 também poderiam utilizar um rifle opcional (semelhante às pistolas que temos hoje no Playstation ou no Dreamcast), para uso com jogos de tiro.

Jumpers, que permitiam trocar os jogos para o Odyssey 100 Vários jumpers (cartuchos) para Odyssey 100

Aqui temos os famosos jumpers, que permitiam trocar os jogos para o Odyssey 100. Alguns puristas alegam que ele foi o primeiro console programável da história.

Controle do Odyssey 100Dados, usados em jogos como a RoletaO primeiro rifle comercial com células fotoelétricas, derivado do projeto ''Brown Box'' e precursor das pistolas encontradas hoje nos consoles modernosCartas, usados em jogos como a Roleta
Á esquerda, acima, o moderno controle do Odyssey 100. Á direita, dados e cartas que eram utilizados em conjunto com alguns títulos, como a Roleta. Abaixo, o primeiro rifle comercial com células fotoelétricas, derivado do projeto "Brown Box" e precursor das pistolas encontradas hoje nos consoles modernos.

Abaixo, folhas de papel para anotar os placares também faziam parte do pacote, já que, naquela época, os chips de memória eram muito caros... Para se ter uma idéia do obsoletismo gráfico do console, vale lembrar que ele não tinha poder suficiente para gerar todos os pontos necessários para dar realismo ao jogo. Por isso, os usuários eram obrigados a colocar cartões plásticos na tela da TV para simular o campo do jogo (em um jogo de tênis por exemplo, colocava-se uma cartão verde para parecer grama).

Cartão overlay para jogos: Tênis, Hockey, e, Gato e RatoCartão overlay para jogos: Futebol Americano, Ski, STATES (Jogo que ensinava as pessoas a aprenderem onde ficam os estados do EUA) e RoletaCartão overlay para jogos: Casa Assombrada, Analogia, Submarino e Salve SimonCartão overlay para jogos: Safari Pré-histórico, Galeria de tiros, Briga de Cachorro, e Atire na tela.
Os cartões de plástico, os malfadados overlays, que eram colocados por cima da tela da televisão para dar maior realismo ao jogo. O único que não o utilizava era Table Tennis, que se parecia muito com... Pong?

No ano de lançamento foram vendidos 100.000 Odyssey 100 e 20.000 rifles, mas as vendas foram caindo gradativamente devido ao desinteresse do público pela novidade, ainda muito obsoleta mesmo para os padrões da época. Foi então que entrou em cena Nolan Bushnell, o grande responsável pela mudança de paradigma no mercado de videogames...

Autor: Emulatore

Fonte: Retrospace

Nenhum comentário: