sexta-feira, 30 de maio de 2008

Monitor de fósforo verde



Monitor de fósforo verde era o nome dado aos monitores de computador monocromáticos tipo CRT que utilizavam uma tela de fósforo verde "P1". Eles sucederam aos terminais com teletipos e precederam os CRTs coloridos como dispositivo de saída visual predominante para computadores. Eram abundantes em meados dos anos 1980, juntamente com monitores âmbar (P3).


Características



O monitor de fósforo verde mais famoso é certamente o vídeo monocromático original do IBM-PC, o IBM 5151 (o próprio PC tinha o número de modelo 5150). Desde o início, o 5151 foi projectado para trabalhar com a placa de vídeo MDA (somente texto) do PC, mas logo a placa gráfica Hércules produzida por terceiros tornou-se uma companhia popular para o monitor 5151 por causa da capacidade da Hércules de exibir gráficos monocromáticos em bitmap, muito usados para a apresentação de gráficos comerciais gerados, por exemplo, pelas planilhas como o Lotus 1-2-3.



Alguns monitores de fósforo verde eram fornecidos com uma cobertura de fósforo particularmente intensa, tornando os caracteres muito claros e bem definidos (e assim fáceis de ler), mas gerando um efeito de persistência de brilho algo perturbador (algumas vezes chamado "imagem fantasma") quando o texto era rolado tela abaixo ou quando uma tela de informação era substituída rapidamente por outra em operações de subida e descida de tela em processamento de texto. Outros monitores de fósforo verde evitavam esse efeito, mas ao custo de imagens de caracteres muito mais pixeladas. O 5151, entre outros, tinha controles de brilho e contraste para que o utilizador estabelecesse seu próprio consenso.


Os efeitos-fantasma dos agora obsoletos monitores de fósforo verde tornaram-se um acrónimo visual para texto gerado em computador, freqüentemente (e ironicamente) em cenários "futurísticos". Os filmes Ghost in the Shell e o código-fonte da Matrix do filme de ficção científica Matrix apresentam telas de computador com texto verde "fantasma". O pacote XScreenSaver produzido por Jamie Zawinski também inclui um descanso de tela chamado Phosphor que exibe texto verde com um efeito fantasmagórico simulado.


Nenhum comentário: