segunda-feira, 5 de maio de 2008

A última vítima da internet? A TV


Você já viu executivos de televisão chorando?

É isso que Chris Ayres, correspondente em Los Angeles do britânico The Times, diz que viu. Por quê?

Ora, o American Idol – o programa regular mais assistido de todo os EUA – teve o seu pior índice de audiência nos últimos cinco anos (Líder em audiência desde 2005).

E quem perdeu o interesse no mega-show? Predominantemente, o pessoal entre 18 e 34 anos (Já ouviram falar na geração Y?). Além desses, a meninada entre dois a 11 anos também não deu lá muita atenção para a cantoria.

O interessante é que o diagnóstico dos engravatados não diz respeito ao cansaço do formato, dos jurados ou coisa parecida. Na verdade, acham que as pessoas estão vendo menos interessadas na TV e usando mais o computador. Isso explicaria o motivo do Oscar ter tido uma audiência 20% menor, como aponta Ayres.

Algo semelhante por estas paradas seria como imaginar a final do Big Brother solenemente ignorada. Ou o último capítulo da novela. Ou a final do campeonato.

Quando muito, o pessoal estaria acompanhando, via RSS, os resultados. Ninguém na sala, em torno do sofá.

Antes que o Nelson, aquele valentão (bully) dos Simpsons, dê sua risada fatal, vale lembrar que o American Idol ainda é o programa regular mais assistido nos Estados Unidos. O número 1. Mas, ainda assim, o declínio foi considerável.

Mas o Falso Steve Jobs, sempre ele, sabia de tudo isso antes de todo mundo. Com uns 10 anos de antecedência.

Nenhum comentário: